Plantão 24 horas: (77) 9193-4066

Av. Aurora, 78 – Paulo VI Ver Localização

Refluxo Gastro-esofagico/EREED (Exame Contrastado)

Refluxo Gastroesofágico, ou RGE, refere-se ao retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, na ausência de vômitos. Dependendo da freqüência e da intensidade, pode ser considerado normal (fisiológico) ou anormal (patológico). Quando ocorre em grande volume e repetidas vezes, provoca sintomas de má digestão, inflamações e erosões no esôfago, podendo até provocar uma mudança na estrutura na mucosa esofágica (metaplasia) denominada Esôfago de Barret. Pode estar associado também ao refluxo biliar e, se não tratado, existe a posibilidade inclusive de evoluir para um câncer de esôfago (carcinoma), o que é raro, mas pacientes e médicos precisam estar atentos. A DRGE (Doença do Refluxo Gastroesofágico) resulta de um desequilíbrio entre os fatores de defesa e os fatores de agressão da mucosa esofágica. Importante lembrar que a DRGE atinge pessoas em todas as faixas etárias, independentes de sexo, cor ou classe social. As causas são multifatoriais, como história familiar, hábitos de vida (álcool, tabagismo, consumo exagerado de cafeína, alimentos gordurosos, alguns medicamentos, deitar-se após alimentação, jejum prolongado, estresse, entre outros), assim como obesidade, gravidez, roupa apertada, além da hérnia de hiato diafragmático (que provoca um mau fechamento do estômago, favorecendo o refluxo). Seus sintomas mais comuns são dor e queimor retroesternais (atrás do peito), pirose ou azia, dispepsia, regurgitação, eructação, empachamento após alimentação, saciedade precoce, falta de ar, tosse crônica, sensação de "bolo na garganta" e disfagia. O paciente pode apresentar ainda perda de peso ou anemia ferropriva. Seu diagnóstico é feito por intermédio de uma Endoscopia Digestiva Alta ou de um exame radiológico contrastado do aparelho digestivo alto (EREED) e, às vezes, de uma pHmetria de 24 h (medida do pH através de uma sonda passada pelo nariz até o esôfago, que permanece por 24 h), que é o exame mais sensível para detectar a doença. O tratamento exige mudança definitiva nos hábitos alimentares e de vida, medicação e/ou até cirurgia, a depender do caso.

...ou preencha o formulário de marcação de consultas em nossa página:

PREENCHER FORMULÁRIO

Desenvolvido por:M. Aires